1.11.2012

     Já percebeu que as pessoas racionais se orgulham de serem assim, de controlar suas emoções. Mas não só isso, também de controlar seus pensamentos, palavras e ações. Principalmente estes dois últimos. Deve acontecer muito de quando se pensar em determinada situação, surgir à mente o que poderia ter sido feito, ou falado, e de como isso mudaria o que aconteceu.
     Vendo por outro lado, tudo isso não causa orgulho algum, muito pelo contrário, deve deixar culpa, remorso, e arrependimento. Por que não conseguia falar o que eu realmente pensava? Por que preferia guardar tudo pra si? Tudo pra ficar depois remoendo na memória do que poderia ter dito...
     A verdade é que isso é uma fraqueza. É receio do que as pessoas vão achar delas se por acaso as contrariar, receio de que algo que falem mude a opinião das pessoas a seu respeito. Por isso sempre preferem uma posição neutra, porque na verdade o que querem é a aceitação dos outros.  A verdade é que escondem isso debaixo de uma aparência de alguém que tem suas emoções controladas, alguém centrado, se fazendo parecer forte.
     E ainda por cima, as emoções que elas julgavam controlar, podem aparecem com muito mais frequência do que antes, querendo se impor. Existem várias situações que isso pode acontecer. Logo a elas, que juravam que sabia lidar muito bem com isso, racionalmente. A verdade é que emoções são muito fortes para serem controladas, até mesmo para os racionais. A verdade é que as emoções nos mudam.
     Mas chega um tempo que não dá pra guardar tudo pra si. Chega uma hora que você precisa falar. Chega o momento que você precisa parar de enganar a si mesmo.
     Como alguém que por muitas vezes engoliu as palavras pode fazer isso?


(Elouise Lucena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário